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Obrigada

março 18, 2011

Tipos de comunicação (segundo o nível de análise)

 
comunicação intrapessoal – do indivíduo p/ consigo próprio (reflexão/introspecção)
comunicação interpessoal – entre indivíduos
comunicação intergrupal – entre grupos
comunicação intraorganizacional – dentro das organizações
comunicação interorganizacional – entre organizações

Objectivos e funções da comunicação

controlar comportamento daqueles a quem se dirige a mensagem
motivar o receptor para actuar : solicitar a sua cooperação, compromisso
proporcionar informação
expressar sentimentos e emoções

A Comunicação nas Organizações

 
Processos comunicação = ferramentas sociais que possibilitam a interacção humana

                                                Lugar de destaque nas organizações

                                                Condicionam a existência da organização e a sua eficácia

A primeira e mais importante função da Direcção é a de desempenhar e manter um bom sistema de comunicação dentro da empresa

Regras Fundamentais da Comunicação

REGRAS FUNDAMENTAIS DA COMUNICAÇÃO

•    Comunicação oral directa:
                        - A alternância de papéis, empatia, boa presença

•         Na comunicação oral indirecta:
                        - Colocação da voz, tom, timbre e dicção


NA COMUNICAÇÃO ORAL DIRECTA
*         Um tom uniforme, demasiado baixo ou demasiado alto
*         Dicção evitar pronúncias acentuadas
*         Falar pausadamente, alternando o ritmo e o tom, procurando melodia e corrigindo a dicção.
*         Usar o gesto como auxiliar da expressão oral
*         Usar a expressão facial (que gera empatia e melhora as condições de comunicação)
*         Não descurar o aspecto exterior (higiene pessoal e vestuário)

Exemplos de comunicações orais directas
•         Entrevistas
•         Conferências (sobre um tema, conferências de imprensa)
•         Videoconferências
•         Reuniões
 Exemplos de comunicações orais indirectas
•         Intercomunicadores/telefones internos
•         Dictafones
•         Telefones

Tabu Verbal

O TABU VERBAL (algumas palavras e temas que não são facilmente abordados, levam à camuflagem dos mesmos e até ao uso do circunlóquio)
Ex.: em vez de dizer “morto”, diz-se “foi desta para melhor”
O contexto socio-cultural (as ideologias caracterizam determinados grupos sociais, um desajustamento entre o emissor e o receptor é o suficiente para dificultar a comunicação, ou até impedi-la).
A CLASSIFICAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

•         A COMUNICAÇÃO PODE SER:
•         ORAL:

DIRECTA- diálogos, entrevistas, conferências, reportagens
INDIRECTA - telefones, intercomunicadores, rádio, televisão

•         ESCRITA- INDIRECTA - cartas, ofícios, circulares, faxes, requerimentos, relatórios, convocatórias e actas

OUTRO TIPO DE CLASSIFICAÇÃO

INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO:
•         INDIVIDUAL (fala, escrita, audição e personalidade individual)
•         EM MASSA (jornais, revistas, cinema, rádio, televisão, Internet)
•         COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS
•         Formais (enviadas e recebidas através dos circuitos estabelecidos na empresa)
•         Informais (transmitidas fora dos canais da empresa)
•         Unilaterais (sem feedback)
•         Bilaterais (com feedback)

Barreiras à Comunicação

No seu processo natural para além dos códigos ou sinais poderão haver outros intrusos que não permitam que se comunique eficazmente?

SIM - AS DENOMINADAS BARREIRAS À COMUNICAÇÃO

INTERNAS OU EXTERNAS AO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

BARREIRAS EXTERNAS
O ruído - é tudo aquilo que perturba a comunicação

BARREIRAS INTERNAS:
1* A PERSONALIDADE
•         AUTOSUFICIÊNCIA
(Acreditar que sabe tudo sobre alguma coisa)
•         AVALIAÇÕES CONGELADAS
(Pensar que uma palavra dita a 2 pessoas diferentes têm o mesmo significado)
Exercício:
Pensem na palavra carro, de alguma forma o que imaginaram é diferente daquilo que a vossa colega imaginou)

•         A TENDÊNCIA PARA A COMPLICAÇÃO

(USAR DISCURSOS COMPLICADOS PARA EXPRESSAR IDEIAS SIMPLES)

2* A LINGUAGEM
COMO SURGEM BARREIRAS DEVIDO À LINGUAGEM?

•         Na codificação e descodificação das mensagens
•         No uso de palavras de elevado grau de abstracção (leva a interpretações ambíguas)
•         A entoação das palavras, (o tom pode dar um sentido exclamativo, interrogativo ou até irónico às frases)
•         A elaboração incorrecta da mensagem (desrespeito por regras gramaticais e de sintaxe)
•         O desequilíbrio cultural e científico entre emissor e receptor
•         A preponderância de um dos interlocutores que dificulta que o outro se manifeste.

Quais os elementos da Comunicação?

QUAIS OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO?

*         Emissor
*         Mensagem
*         Código
*         Canal
*         Receptor
*         Feed-back

O que é comunicar?

O QUE É COMUNICAR?

DERIVA DO LATIM “COMMUNIS”
Introduz a ideia de comunhão, comunidade

Comunicar é o acto de transformar o individual no colectivo.
É ao comunicarmos que iniciamos o processo pelo qual transmitimos e recolhemos informações, ideias e atitudes aos outros.
É a forma que existe de transmitir significações entre as pessoas, através de símbolos e sinais.

QUAIS SÃO OS INTERVENIENTES NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO?
Em todas as comunicações (embora diferentes), existem elementos comuns - os ingredientes que se inter-relacionam para produzir a comunicação.

COMO SURGE O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO?
TODO O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Provém de um indivíduo ou indivíduos que podemos apelidar de fonte(s) ou emissor(es).
Esta fonte, ao comunicar, terá uma intenção - o objectivo da comunicação.

Para converter o objectivo na mensagem, é preciso um código, um codificador que deve expor a mensagem de forma compreensível ao(s) destinatário(s).

O código, é um conjunto de símbolos ou sinais que são estruturados de forma a terem um significado.

Para que a mensagem seja transmitida é necessário um canal - meio que serve de suporte físico à mensagem.

Por fim:
é necessário que o destinatário - a quem a mensagem é dirigida, apresente determinado comportamento, como sinal em como a mensagem foi recebida.
Depois da mensagem recebida o receptor deve descodificar a mensagem, i.e., traduzir o que recebeu em ideias, de forma a que possa ser utilizada. Para que tal se verifique é necessário que conheça o código.
Conhecimento do código é essencial para que haja comunicação.
Para que a comunicação o seja efectivamente é necessário que ambos (emissor e receptor intercalem os seus papéis), haja o que denominamos de feedback.

Atendimento Telefónico - como preparar/efectuar

Preparação da chamada
  O Número/números para o qual/is vai ligar O Nome da empresa O nome da pessoa com quem quer falar O nome de outras pessoas que poderão eventualmente tratar do assunto no caso O Assunto

Dizer o nome da empresa e saudação:
-
“Empresa X. Bom dia. Desejava falar com o Sr.(a) Y.”-

NOTAS SOBRE A COMUNICAÇÃO ORAL INDIRECTA
Se tiver de deixar mensagem socorra-se das notas, deixe o nome o contacto e a hora/dia da
chamada
Se se encontrar no gabinete do Director, deverá mencionar em voz alta o nome do
interlocutor para se certificar se o Director quer atender a chamada ou não
Quando a pessoa a quem a chamada é dirigida não está, deve tomar nota numa folha de
recados
Nunca deve transferir uma chamada sem anotar o nome da pessoa e o assunto a tratar. (se
a pessoa não quiser dizer o nome alegue que não é política da empresa passar chamadas
sem saber quem está do outro lado do telefone).
Quando o interlocutor não captar o nome ou expressão evite usar palavras que podem soar
de forma descontextualizada (ex.: A de amor), tente utilizar os códigos universais de soletração.

EXPRESSÕES A EVITAR

Diga.Sim?
Quem fala?

Quem chama?
Da parte de quem?
Quem está ao telefone?
Se está encarregado de filtrar contactos,
mas o interlocutor recusa
intransigentemente identificar-se
Espere vou ver se está.
Não desligue.
Fale mais alto.
Não fale tão alto.
Fale mais devagar.
Não percebo nada.
É a propósito de quê?
Sobre o que é que quer fala?
O que quer dizer ao Director?
(se a pessoa procurada está ausente)
Sr. Y não está.
O Sr. Y ainda não chegou.
O Sr. Y está a tomar o pequeno-almoço.
A Secretária também está a tomar o
pequeno-almoço.
(Se tem de anotar mensagem)


EXPRESSÕES A UTILIZAR

Bom dia, aqui X
Bom dia. Serviço Y, em que posso ajudar?
Com quem tenho o prazer de falar?
Quem devo anunciar?
Quer ter a bondade de me dizer o seu
nome?
Desculpe insistir, mas é norma do serviço
e não posso transgredi-la.
Só um momento, vou ver se pode atendêlo.
Um momento por favor.
Só um momento.
A extensão está ocupada. Deseja
esperar? Ou prefere deixar o seu contacto
e assim que possível entraremos em
contacto consigo.
Posso ligar-lhe a outra pessoa?
Deve haver qualquer deficiência na linha,
e não oiço bem.
A ligação está péssima e não consegui
ouvir, importa-se de repetir, por favor?
Oiço mas muito mal. Não se importa de
repetir, por favor?
Estou a ouvir muito mal. Não se importa
de repetir, por favor?
Trata-se de algum assunto pendente?
Qual é o assunto , por favor?
Pode dizer-me a referência do processo,
por favor?
Sobre que assunto deseja informar-se?
Pode informar-me/comunicar-me o
assunto de que pretende falar ao Sr. X?
O Sr. Y está ausente. Posso ligar a outra
pessoa?
O Sr. Y, não está de momento, mas vou
ligar ao Sr. X que certamente o poderá
informar.
O Sr. Y está ausente. Deseja que
contactemos logo que possível?
Dá-me o seu contacto e a hora mais
conveniente, por favor?
identificação.
Indicar o assunto a tratar.
Coloque ao pé de si os documentos que poder precisar.

-

março 15, 2011

Nova legislação sobre o SNC (Sistema de Normalização Contabilística) - Portugal

Correspondência Oficial

Destinatário:
Primeiro Ministro
Cabeçalho:
Senhor Primeiro Ministro, Excelência
Tratamento:
Vossa Excelência
No sobrescrito:
A Sua Excelência o Primeiro Ministro (nome precedido de título, grau hierárquico ou posto militar)

Correspondência Oficial

Destinatário:
 Presidente da Assembleia da República
Cabeçalho:
Senhor Presidente da Assembleia da República, Excelência
Tratamento:
Vossa Excelência
No sobrescrito:
Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República (nome precedido de título, grau hierárquico ou posto militar)