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março 03, 2011

IMAGEM - valorização

Importa descobrir pontos fortes e valorizá-los, descobrindo também os pontos fracos para os atenuar, sendo por vezes importante o recurso à ajuda de profissionais.

IMAGEM

Não somos imagens mas cada um de nós projecta uma imagem!

Temos menos de um minuto para produzir uma imagem que perdura!

Ninguém tem segunda oportunidade para produzir a primeira impressão!

IMAGEM

"Uma imagem valecem mil palavras" Mau Tsé Tung

APRESENTAÇÕES

Pessoas do mesmo nível hierárquico:
* homens são apresentados às senhoras
* pessoal interno é apresentado ao visitante
* inferior é apresentado ao superior hierárquico
* entre duas pessoas do mesmo sexo, mais novo é apresentado ao mais velho; menos importante é apresentado ao mais importante

Diz-se primeiro o nome da pessoa menos importante e depois o da mais importante.

Apesar das regras anteriores, a Secretária quando entra no gabinete do seu superior hierárquico acompanhada de um visitante, antes de o anunciar pode dizer o nome do seu superior hierárquico.

REGRA UNIVERSAL:
Obrigatório dar precedência à pessoa que merece maior respeito em qualquer situação, seja numa apresentação, seja ao passar uma porta.

Os nomes das pessoas devem ser ditos com voz clara e audível, acrescentando alguns dados sobre cada uma delas.

Se esquecer o nome de alguém é preferível perguntar do que não apresentar.

Em situações profissionais, mesmo fora da empresa, a senhora não se destingue protocolarmente dos seus colegas masculinos, devendo levantar-se para ser apresentada.

Dentro da empresa, uma senhora levanta-se para acolher um superior hierárquico e um visitante; se se tratar de um visitante habitual e estiver ocupada, pode limitar-se a cumprimentá-lo ou saudá-lo com um aceno de cabeça se estiver ao telefone.

Regra geral, é a senhora que decide como quer saudar a pessoa que lhe é apresentada: ou estende a cara para um beijo ou estende a mão em posição vertical para um aperto de mão.
Contudo, no mundo dos negócios esta regra não se aplica: o aperto de mão é o cumprimento mais comum, sendo a pessoa mais importante, seja homem ou mulher, que deve tomar a iniciativa de estender a mão.

CUMPRIMENTOS

Postura:
* contacto visual
* músculos descontraídos
* ombros direitos

Olhar:
* contacto visual
* triângulo profissional

Hábitos e tiques indiscretos:
* coçar
* bocejar
* roer as unhas
* mãos nos bolsos das calças
* tossir e espirrar
* fumar

Requisitos de boa imagem:
* pontualidade
* discrição
* boa educação
* preocupação com os outros
* vestuário apropriado
* falar e escrever bem
* saber dizer "obrigado(a)", "desculpe" e "se faz favor"

CUMPRIMENTOS

HOMENS: olhos nos olhos, apertam as mãos;

Em protocolo, profissionalmente, as senhoras devem levantar-se para apertar as mãos; em etiqueta não o devem fazer (particular/privado);

Profissionalmente, quem toma a iniciativa do cumprimento é a pessoa mais importante, por exemplo, o visitante.

Socialmente, quem toma a iniciativa do cumprimento é a pessoa mais antiga ou mais idosa.

Cumprimentos, apresentações, precedência, formas de tratamento

PRECEDÊNCIAS - Protocolo de Estado - cfr legislação aplicável - Lei n.º 40/2006 de 25 de Agosto de 2006