Uma comunicação eficiente depende da existência e do aperfeiçoamento contínuo de uma série de atributos pelo orador.
Resumidamente, podemos registar algumas considerações sobre estas características, apontando caminhos e sinalizando erros mais comuns a serem evitados.
CREDIBILIDADE: é transmitir informação que seja aceite pelos ouvintes. A aceitação é um processo que envolve compreensão e confiança, atingindo o convencimento. Nela interagem:
- a naturalidade, que nada mais é do que a espontaneidade, o ritmo da fala praticada dia-a-dia junto dos maigos e familiares; artificialismos são fáceis de perceber pela plateia e geram desconfança de propósitos e barreias sérias à sua linha de argumentação. É preciso entender a duferença imensa de quem está na frente da plateia disposto a conversar e quem vai falar em público. Mas, há um detalhe: ser natural não significa levar ao auditório erros e negligências da comunicação quotidiana - cocordância,plural, conjugação verbal, etc...
Os defeios de estilo e as incorrecções de linguagem precisam de ser combatidos com estudo, experi~encia, disciplina e trabalho persistenete. Trata-se de um aperfeiçoamento contínuo de dicção, postura, gesto s e vocabulário, sempre em busca de desviar-se ao mínimo das caracetrísiticas pessoais.
Instrumento de comunicação e partilha de informação sobre a importância do Protocolo nas Organizações e na Vida Profissional. Especificidades da Comunicação Empresarial e sua Importância.
Boas Vindas!
Bem vindo ao meu Blog, criado para partilhar informação, ideias, sujestões, etc., numa área que cada vez mais marca a diferença no mundo empresarial.
Por favor deixe os seus comentários e/ou contributos, são muito bem vindos!
Obrigada
Sem comentários:
Enviar um comentário